“Eu acredito no cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia.
“Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor.”
C.S. Lewis




Objetivo Geral:
Para compreendermos o cristianismo necessariamente precisamos saber a origem da bíblia, crermos em sua autenticidade e sua inspiração Divina. Outro fator interessante é conhecer a origem do Cristianismo, que não se inicia ao mesmo tempo em que seu livro de referência, a Bíblia Sagrada, mas sim como consequência direta dos seus ensinamentos e da promessa do Messias, prometido ao longo do tempo através do então livro Sagrado dos Judeus, que atualmente forma o chamado Velho Testamento da nossa atual Bíblia.
Precisamos desvendar ainda os principais movimentos que surgiram ao longo do cristianismo, pois muitas das decisões tomadas em concílios influenciaram em muito grandes mudanças na forma de se ensinar e praticar o evangelho de Cristo ao decorrer dos séculos.
Vamos analisar o Cristianismo desde sua chegada ao Brasil até o momento atual em nosso país, as influências de doutrinas externas, as peculiaridades das igrejas de matriz brasileira, suas heresias, o hibridismo e o sincretismo no processo de formação da identidade cristã brasileira.
A disciplina pretende considerar ainda, histórica e sistematicamente, no âmbito do cristianismo, o catolicismo, entendido tanto como um sistema de pensamento, quanto como uma atitude diante do mundo e da vida que marca a cultura brasileira.

Objetivos:
Elucidar a história do surgimento do Cristianismo, a formação do seu livro Sagrado, sua chegada ao Brasil e sua influência em nosso país.
Tendo em vista o alto índice de padrões distorcidos da palavra de Deus, ao longo do semestre apresentaremos algumas distorções que tem ocorrido na prática do ensino do evangelho no Brasil, os projetos de poder e uma análise crítica.

Conteúdo Programático:
Breve Histórico do Cristianismo.
A Bíblia Sagrada
A Chegada do Cristianismo ao Brasil.
O Cristianismo no período colonial
O Catolicismo como igreja oficial: Regalismo, Padroado / Piedade Popular / Catolicismo e liberalismo-Independência do Brasil e o catolicismo oficial, Carta Outorgada de 1824
Presença protestante marginal de invasão: Germânicos, Franceses, Holandeses, Ingleses...
A "Questão Religiosa" no Brasil-O Protestantismo: Entrada dos primeiros grupos protestantes e consolidação da presença
Messianismo no Brasil: Revolta dos Muckers; Guerra de Canudos; Padre Cícero de maldito a santo
Inserção do Protestantismo no Brasil: de missão e de imigração
Matizes teológicos do Protestantismo
Igrejas protestantes e o campo religioso brasileiro
Nossa Igreja Brasileira
A ação da Igreja na Cidade

Metodologia:
Para realização deste trabalho, além do conhecimento adquirido ao longo de uma vida de Cristão, de leitura da bíblia, foi feito um levantamento bibliográfico: através de livros, revistas, publicações especializadas, artigos, dados oficiais publicados na internet, dentre outros.
A metodologia empregada no desenvolvimento das temáticas a serem abordadas nas disciplinas que compõem o programa se fará, por intermédio de aulas expositivas, embora privilegiando a participação ativa dos alunos, apresentação de seminários realizados em grupo e trabalhos individuais, tendo por base o material e os temas expostos em classe, bem como análise de textos complementares em sala de aula;
Promover debates, em sala de aula, sobre temas pontuais;
Propiciar trabalhos de pesquisas, envolvendo temas específicos do conteúdo, individuais e/ou em conjunto, estabelecendo senso crítico por parte dos discentes;
Discussão, em conjunto, dos trabalhos de pesquisa, ou em sala de aula, com a consequente avaliação;
Análise de situações reais, debatidas em sala de aula;
Análises de situações do cotidiano, que nos afetam diretamente considerando os temam do conteúdo programático;
Revisão de disposições legais e teóricas que suscitam altas indagações para a vida prática dos educandos.

Recursos:
Aulas expositivas e dialogadas;
Auxílio audiovisual;
Apoio da internet;
Disponibilização de textos complementares para leitura e análise em sala de aula de aula; e
Dinâmica de sala de aula.

Avaliação:
As disciplinas serão avaliadas por meio de provas, trabalhos e seminários, dentre outros métodos de avaliação individual e em grupo.
Avaliação formativa, o aluno será avaliado conforme a evolução de suas ideias e dinâmica em classe, pela real presença e participação em sala de aula ou nos trabalhos elaborados ou que tenha participado, etc.
Verificações, nas formas escritas ou orais, inclusive em eventos promovidos pela Instituição.
As formas de avaliação indicadas não serão necessariamente utilizadas em conjunto.

Bibliografia:
O protestantismo brasileiro. São Paulo: ASTE, 1964.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa e VELASQUES Fº, Prócoro. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1990.
ALVES, Rubem. Dogmatismo e tolerância. São Paulo: Loyola, 2004.. Protestantismo e repressão. São Paulo: Ática, 1979.
Ariovaldo Ramos – Nossa Igreja Brasileira – Editora Magno – edição 2003

Mais informações:
Carga Horária:: 150 horas - 1(uma) vez na semana;
Professor:Agenor Paulo da Silva