Objetivo Geral:
Reflexões sobre a ÉTICA CRISTÃ como teoria da ação humana em resposta às exigências da fé cristã. Estudar sobre a importância do desenvolvimento das atitudes e práticas com discernimento à luz da Bíblia Sagrada face aos problemas, às necessidades e às formas de estruturação e desestruturação da vida humana concreta. Fatores determinantes dos processos de desenvolvimento da ética como ciência do comportamento moral dos homens e sociedade. Fundamentos da ética cristã no ministério pastoral. Aspectos históricos e teológicos da ética. Temas éticos contemporâneos.

Objetivos:
Conceituar sobre ética, moral, moralidade e Ética Cristã, identificando sobre a importância da Ética Cristã.
Compreender os valores éticos, fundamentados nos princípios bíblicos (cristãos) e científicos da Ética. Saber aplicar os princípios éticos em dilemas e dificuldades comportamentais e sociais do seu cotidiano.

Conteúdo Programático:
Apresentação da disciplina – Porque estudar ética?
Ética Relatividade versus Universalidade
Ética na Modernidade
A Ética e suas definições. Opções éticas: Antinomismo; Situacionismo; Generalismo; Absolutismo não qualificado; Absolutismo conflitante; Absolutismo graduado; Fundamentos das decisões Éticas.
O cristão e a Ética Contemporânea. Questões Éticas: Aborto; Infanticídio e Eutanásia. Questões biomédicas: Pena de morte; Guerra; Desobediência civil;
Sexo; Homossexualidade; Ecologia; Direito dos Animais
Tomando decisões.
Desafio de um cristianismo ético.
Várias frentes da Ética Cristã.
Apêndices: drogas, apostas e jogos de azar, pornografia e controle de natalidade.
A Ética Pastoral em Relação à Família;
A Ética Pastoral no Relacionamento com os outros pastores;
A ética e o Desenvolvimento Pastoral.
Conclusão da disciplina.

Metodologia:
Distribuição antecipada dos objetivos, conteúdo programático e bibliografia para conhecimento e análise por parte dos alunos;
Promover debates, em sala de aula, sobre temas pontuais;
Propiciar trabalhos de pesquisas, envolvendo temas específicos do conteúdo, individuais e/ou em conjunto, estabelecendo senso crítico por parte dos discentes;
Discussão, em conjunto, dos trabalhos de pesquisa, ou em sala de aula, com a consequente avaliação;
Análise de situações reais, debatidas em sala de aula;
Análise de situações do cotidiano, que nos afetam diretamente considerando os temas do conteúdo programático;
Revisão de disposições legais e teóricas que suscitam altas indagações para a vida prática dos educandos.

Recursos:
Aulas expositivas e reflexivas;
Auxílio audiovisual;
Apoio da internet;
Disponibilização eventual de material de aula; e
Dinâmica de sala de aula.

Avaliação:
Avaliação formativa, porque o acadêmico será avaliado conforme a evolução de suas ideias e dinâmica de classe, pela real presença e participação em sala de aula ou nos trabalhos elaborados ou participados, etc.
Trabalhos em grupo ou individuais (pesquisas com as mais diversas fontes legais, normativas e doutrinárias, estudos monográficos, etc.);
Verificações, nas formas escritas ou orais, inclusive em eventos promovidos pela Instituição.
As formas de avaliação indicadas não serão necessariamente utilizadas em conjunto.

Bibliografia:
BÁSICA:
EISLER, Norman L.; Ética crista: Opções e questões contemporâneas. Trad. Alexandro Meimaridis, Djair Dias Filho. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Vida Nova, 2010.
CHAUI, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo Ática 1999

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:
Introdução a filosofia. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1999.
TORRES, Milton Luiz; TORRES, Tânia M. L. (Orgs). Ética pastoral. São Paulo: All Print, 2008.
KEELING, M. Fundamentos da Ética Cristã. São Paulo: ASTE, 2002.
GRENZ, Stanley. A busca da moral: fundamentos da ética cristã. Trad. Almiro
Pisetta. São Paulo: Vida, 2006.
VASQUES, Sanches, Adolfo Sánches Vásquez, Ética – Editora Civilização Brasileira – 24ª Ed. 2003

Mais informações:
Carga Horária: 150 horas 1(uma) vez por semana;
Professor: Agenor Paulo da Silva.