Criado pelo professor Reuven Feuerstein (ver http://feuerstein-global.org/)
É um programa de desenvolvimento cognitivo que inclui a Mediação da Aprendizagem como metodologia de ensino e se destaca por conter uma série estruturada de exercícios desafiadores para a aplicação de mais de 300 horas de intervenção, visando aumentar o desempenho intelectual do aluno deste programa.

Público alvo:
Entre os públicos que podem ser beneficiados estão: Crianças em idade escolar (com dificuldades de aprendizagem, sem dificuldades observadas ou superdotados), jovens (em busca de profissionalização ou com dificuldades no vestibular ou no curso superior), profissionais (enfrentando recolocação ou dificuldades em seu ambiente de trabalho), gestores (que pretendem liderar mais eficazmente suas empresas, comunidades, famílias), idosos (aposentados, que querem se desenvolver ainda mais).
Não há restrições de idade. Todos podem se beneficiar do PEI, porque ninguém tem um desenvolvimento pleno de todas as suas habilidades cognitivas, todos podem se desenvolver. Pode-se aplicar o PEI em turmas mistas ou voltadas a públicos específicos.

Método:
Discussões entre os participantes sob orientação do mediador, visando o conceito de Experiência de Aprendizagem Mediada do Professor Reuven Feuerstein.

Objetivos Específicos:
1) Participantes motivados e confiantes, habituados ao uso de estratégias cognitivas em seu cotidiano.
2) Participantes aptos a usar novas categorias e conceitos ao pensar e expor seus pensamentos.
3) Participantes mais capazes de transferir aprendizagens para novas situações, em diferentes contextos.
4) Participantes mais eficazes ao comunicar-se, elaborar hipóteses ou controlar sua impulsividade.
5) Participantes apreciando situações de aprendizagem e desafios cognitivos.

Mais informações:
Duração do curso: 14 módulos.
Carga horária por aula: 1 hora.
Frequência de aulas: 1 vez por semana.